O gol deu a tranquilidade necessária para o Real Madrid trabalhar a bola no meio-campo e sufocar qualquer investida do Espanyol. O domínio exercido no duelo levou o clube merengue ao segundo gol com extrema facilidade. O setor ofensivo dos anfitriões trocou passes com uma qualidade invejável e possibilitou ao alemão Khedira a finalização rasteira que aumentou a vantagem no placar.
À frente no marcador, os madrilenhos voltaram arrasadores do intervalo e anotaram o terceiro após uma grande assistência dada por Kaká. O responsável por balançar as redes foi o argentino Higuaín, que não desperdiçou o grande passe do armador e fuzilou Casilla.
Depois de ter se caracterizado como ‘garçom’ do terceiro gol de sua equipe, Kaká virou o protagonista da partida e voltou a balançar as redes para decretar a goleada merengue. O atleta arriscou um chute cruzado e rasteiro, que venceu Casilla e tocou levemente na trave antes de morrer no fundo das redes catalãs.
Para concretizar sua grande atuação na noite deste domingo, Kaká ainda teve tempo para servir Higuaín no quinto gol dos donos da casa. O brasileiro fez uma linda jogada pela esquerda e achou o argentino livre de marcação na área. Sem titubear, o atacante chutou forte e colocou números finais ao duelo.