>

Cristiano Ronaldo seria artilheiro em 73 das 87 edições do Espanhol

O astro português Cristiano Ronaldo poderia ser, com os 30 gols que soma faltando 13 partidas para o fim do Campeonato Espanhol, o artilheiro de 73 das 87 edições do torneio disputadas desde a temporada 1928/29 até hoje. Só 14 jogadores, entre eles o próprio atacante, terminaram a competição com 30 ou mais gols marcados. Agora, o atleta tem pela frente 13 jogos para superar todos os recordes.
É do craque do Real Madrid a melhor marca de todos os tempos, com 40 gols, na última temporada. Agora, com a marca de 1,2 tento por partida, o atleta português pode superá-la. Nomes ilustres como os de Alfredo di Stéfano, Telmo Zarra, Hugo Sánchez, Lionel Messi, Ronaldo e Romário se encontram entre os "eleitos" que alcançaram 30 ou mais gols ao fim da competição.
No entanto, na época de alguns destes jogadores, como por exemplo, nos anos 50, o número de partidas que eram disputadas em uma temporada era menor. Telmo Zarra, por exemplo, fez 38 gols pelo Athletic na temporada 1950/51 com a marca de 1,27 por jogo. Na 1946/47, quando foram jogadas 26 rodadas, sua média foi melhor, de 1,31.
Esse é um número que o craque português ainda não atingiu. Em sua melhor temporada, a passada, alcançou 1,08 gols por partida. Este ano seus números são melhores e alcança a média de 1,2 gols por jogo.
Os números de Cristiano também crescem se comparados com os gols que marcaram o restantes das equipes do Campeonato Espanhol, já que 12 clubes fizeram menos que o português. No plano internacional, conseguiu balançar a rede mais vezes que 26 clubes das grandes competições europeias (Itália, França, Alemanha e Inglaterra).
Números que fazem o craque crescer no prêmio Chuteira de Ouro que a Uefa concede no final de temporada. Ele lidera a classificação com 60 pontos, estando à frente de Lionel Messi, que tem 56, e do holandês do Arsenal Robin Van Persie, que soma 50.
CONFIRA O VIDEO: