>

O Cabelo de Cristiano Ronaldo é Um dos Mais copiados Pelos Jovens no Mundo.

Clique para ampliarCristiano Ronaldo é o português mais imitado por jovens de todo o mundo. Os brincos, jeans e tennis do bilionário jogador de 24 anos tornaram-se imagens de marca e até há cabeleireiros portugueses que prometem "cristianizar" os mais novos.

Na internet há mais de 22 milhões de páginas escritas em todas as línguas sobre o jogador do Real Madrid. Mais de cinco milhões são em espanhol. Mas também há três milhões em búlgaro e cerca de 2,5 milhões em ucraniano e islandês. As referências alemãs à estrela madeirense passam as 462 mil páginas e em Português são pouco menos de um milhão.

O fenómeno Cristiano Ronaldo começou há seis anos, quando o jogador do Sporting foi para o Manchester United. Em pouco tempo, os adeptos do clube inglês deixaram de idolatrar Beckham e passaram a adorar Cristiano. O madeirense foi uma "vítima" da máquina publicitária do clube que compra jogadores pelas suas habilidades desportivas, mas também os transforma em ícones capazes de vender milhões.


"Graças ao fenómeno da web, as pessoas mais mediáticas são as mais copiadas, tornando-se ícones de moda a nível global. Há vários actores de Hollywood e cantoras que são copiados pelos mais novos. O Cristiano Ronaldo é o primeiro português a sê-lo assim a nível global", disse a consultora de imagem Alexandra Simões de Carvalho.

Um pouco por todo o mundo, há jovens a usar os famosos brincos de brilhantes ou os tennis imortalizados pelo jogador. Numa sala de conversação brasileira, a Lusa assistiu a uma discussão entre jovens sobre como conseguir um corte de cabelo igual ao de Cristiano.

Em Portugal, o fenómeno não passou despercebido e há quem tenha visto em Cristiano uma marca bastante rentável. Nos Salões Corte Curto, Isabel Vieira oferece "as mais arrojadas tendências das suas celebridades" e entre elas surge em destaque o jogador do Real Madrid.

"Os jovens até aos 25 anos são os que vêm à procura de um corte igual ao do Ronaldo. Mas a grande maioria são crianças com dez ou onze anos que o têm como ídolo e querem ser como ele: um jogador famoso e com talento", explicou a proprietária Isabel Vieira.

O psicólogo Quitino Alves explica porquê: "por volta dos sete anos, os pais deixam de ser os heróis e esse papel passa a ser desempenhado pelos amiguinhos. Nesse momento, deixam de copiar a família e passam a copiar os ídolos".

Imitar uma estrela de cinema, um cantor famoso ou um jogador de futebol é "um processo normal de desenvolvimento que é importante para a construção da identidade das pessoas", disse o psicólogo, sublinhando que "quanto mais aceites e reconhecidas são as personalidades, maior é o número de pessoas que as copia".

Com o título de melhor jogador do mundo, Cristiano leva os jovens a "projectar nele aquilo que gostariam de ser", acrescentou a psicóloga Melanie Tavares. 

"Ele é idolatrado pelos miúdos mais novos, que têm como grande aspiração ser jogadores da bola, porque não exige grande esforço na escola e permite transformar um hobby numa profissão", acrescentou Melanie Tavares, lembrando que o facto de Cristiano ter apenas 24 anos "também facilita a identificação com os jovens".


Apesar do protagonismo do jogador, a consultora de imagem Alexandra Simões de Carvalho nunca teve um cliente que quisesse ficar igual ao madeirense: "As pessoas vêem as estrelas nas revistas, ficam seduzidas por aquela aura de glamour e querem viver aquela vida. Muitas chegam aqui a dizer que querem ser assim, porque não se sentem bem na sua pele. Mas nunca tive um único cliente que me tivesse pedido para ser como o Cristiano Ronaldo".