O internacional português compara a liga espanhola com a inglesa, mas não tem dúvidas num ponto: são os melhores campeonatos.
Mais difícil é compreender a insistência dos adversários em cometer faltas contra si. "Se não fizerem falta não me conseguem parar", assegura.
Leia mais uma parte da entrevista exclusiva a Cristiano Ronaldo que publicamos na edição impressa desta sexta-feira.
– Diz que Espanha tem a liga mais forte no Mundo: como a compara com Inglaterra?– Para mim, são as duas ligas mais fortes do Mundo, com certeza.
– Quais são as diferenças entre os dois campeonatos?– Em Espanha é mais tático, os jogadores têm mais qualidade para segurar a bola. Mas em Inglaterra também adoro: é mais forte e mais rápido. As ligas são semelhantes em alguns aspetos e diferentes noutros. São os melhores campeonatos.
– Está a marcar um número elevado de golos. É a sua grande motivação? São uma peça fundamental do seu objetivo?– Nem por isso. Tento sempre marcar golos e jogar bem para ajudar a equipa ou para assistir os colegas. Não penso: ‘tens que marcar em todos os jogos.’ Se pensarmos assim, não marcamos. Os golos surgem naturalmente com o talento, qualidade, logo não me preocupo com isso. Se jogar bem e a equipa também, acontece naturalmente.
– Você é visto como um grande atleta. Faz muito trabalho extra além dos treinos?– Não muito. Apenas treino e gosto de manter o meu corpo porque é uma parte importante da minha vida. Mas não estou demasiado preocupado com isso. Não tenho problemas com ser gordo, a minha genética é boa. Mas sim, trabalho o corpo.
– Parece gostar de batalhas físicas, mas acha que os defesas vão longe demais ao pontapeá-lo e cometer faltas?– Às vezes sim. Estou farto de falar disso: ‘Eles têm de me proteger, têm de proteger os atletas.’ Os árbitros tentam o seu melhor. Alguns jogadores apenas me tentam parar com faltas: se não fizerem falta não me conseguem parar. Não me preocupo. Os jogadores não me tentam lesionar, querem jogar normalmente e, honestamente, não estou muito preocupado com isso.
– É fã de futebol? Costuma ver muitos jogos?– Não sou fã ao ponto de ficar em casa a tarde toda a ver 4 ou 5 jogos. O meu irmão fá-lo mas eu prefiro jogar. Gosto de ver os jogos do Real Madrid se não estiver em campo, mas não consigo ver outros jogos. Não é que não goste de futebol, apenas não vejo muito.